Todos nós sabemos que, na atualidade precisamos aprender cada vez mais por exigência do dinamismo tecnológico e quanto mais aprendemos menos sabemos. Esse processo acelerado de mudanças no mundo atual e as cobranças de adequações rápidas, geram insegurança, angústia e medo de perder espaço, quer seja no ambiente de trabalho, social; e na escola, não é diferente, por ser um ambiente onde os saberes se encontram e precisam comunicar entre si, para serem percebidos e assimilados de forma concreta na produção do conhecimento. Diante de tais circunstâncias, faz se necessário repensarmos nossa prática pedagógica, tendo em vista que o papel do educador hoje, é de mediador e orientador cultural, intelectual, social e a escola é um espaço privilegiado para o exercício dessa árdua tarefa; onde as discussões, os debates, o diálogo e a produção de novos saberes mais complexos e diversificados são efetivados de forma democrática.
O hipertexto, veio como instrumento facilitador dessa demanda por novas informações, por aglutinar uma gama de conhecimentos de forma condensada e articulada no mesmo espaço, com acesso fácil e dinâmico, atendendo de forma eficaz toda demanda escolar no que tange a novos saberes de modo colaborativo e simultâneo.
Apesar da inegável contribuição do hipertexto como facilitador da aprendizagem, há também aspectos que requerem atenção minuciosa por parte dos educadores, no sentido de evitar que a pesquisa inicial perca seu foco principal.
Educadoras:
- Genilza
- Amélia
- Izeldina
- Marly
Hidrolina, 05 de novembro de 2009.
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